10 passos para construir sua casa ideal

Publicado em: 17.09.2018

Construir nossa própria casa é o sonho de muitos mas o processo pode ser complexo. Aqui detalhamos de forma esquematizada todos os passos e gerenciamentos necessários na hora de construir uma casa. É uma informação de grande utilidade tanto para gerenciar os tramites como para verificar se os mesmos foram completados corretamente.

1 – Contratar um arquiteto

Um bom arquiteto é um profissional que irá escutar suas ideias e desenhar uma casa sob medida de acordo com seus gostos pessoais e orçamento. Te ajudará durante todo o processo de construção da casa, economizando tempo e dinheiro. Se não conhece nenhum você pode buscar aqui mesmo em habitissimo.

2 – Escolha do terreno

Escolher o terreno adequado é muito importante na hora de desenhar nossa futura casa. É um grande investimento e determina grande parte das características da futura casa – m² edificáveis, andares, orientação e vistas, etc. O arquiteto poderá visitar os terrenos com você e comentar as vantagens e inconveniências para te ajudar a tomar a melhor decisão. Se você já possui um terreno o técnico poderá visitá-lo para comentar como tirar o melhor proveito de sua casa.

3 – Estudos prévios da casa

Depois de comprar o terreno precisaremos de:

4 – Documentação técnica

Depois de definidas as linhas mestras de sua casa, o arquiteto irá redatar os seguintes documentos:

5 – Contratar um mestre de obras

Os mestres de obras são técnicos que se encarregam de controlar a execução da obra, de sua segurança e a qualidade da mesma. Junto com o arquiteto, realizará a documentação necessária para obter a licença. Se não conhece nenhum saiba que os arquitetos costumam trabalhar com vários mestres de obras, sendo assim podem recomendar algum.

6 – Escolha da empresa construtora

Orçamentos de construção de uma casa. Comparativo entre empresas construtoras do estado e mediações. Outro dos pontos principais devido ao custo do investimento. Encontrar uma empresa de qualidade e confiança é fundamental. Se não conhece nenhuma, busque assessoria de técnicos que tenham boas referencias das empresas e de outros particulares com os que você já trabalhou previamente. A importância de um bom contrato que descreva o que esta incluído e o que não, as garantias, o prazo de finalização, etc., é fundamental para evitar problemas na construção. Recomendamos que o contrato tenha como base o estado de mediações com preços. O estado de mediações do projeto executivo é um documento no qual se descrevem todos os materiais, quantidades e qualidades, portas, janelas, etc., necessários para construir a casa. Este documento se entrega às empresas construtoras – recomendamos consultar 3 empresas – para pedir orçamentos de obra. Deste modo garantimos que todas as empresas estarão contando com o mesmo e podemos comparar preços entre elas. Quanto mais complexo seja o documento mais seguro estaremos de que não haverá gastos extras. Recomendamos que o contrato de obra tenha como base este documento com seus preços.

7 – Abastecimento da construção

Para começar as obras necessitamos, além da licença municipal, os abastecimentos de água e luz. Em alguns casos as companhias podem demorar várias semanas em providenciar os suprimentos de obra. Recomendamos que seja gerenciado o antes possível para não atrasar o início das obras.

8 – Início das obras

O arquiteto e o mestre de obras, mediante visitas regulares, irão controlando a obra para que seja construída tal e como está definido nos planos: dimensões, materiais, etc. Controlarão a segurança na obra, o calendário previsto e resolverão os possíveis problemas que vão aparecendo na construção. Mediante as certificações de obra comprovarão os trabalhos realizados todos os meses para que o proprietário pague exclusivamente o que foi construído até o momento.

9 – Final de obra

O arquiteto, o mestre de obras e a empresa construtora se reunirão com o proprietário para comprovar que a casa esteja em prefeitas condições e cumpra todas as normativas. Depois de certificada a documentação de final de obra será assinada e começarão a contar as garantias.

10 – Documentação nova construção

Com a obra finalizada você deverá declarar a nova construção. Com o certificado final de obra deverá tramitar:

Fonte: projetos.habitissimo.com.br