Voltar

14 DICAS PARA APROVEITAR O TEMPO EM CASA

Em tempos de preocupação com o coronavírus e com estado de pandemia global, decretado pela Organização Mundial de Saúde, nos vemos obrigados a mudar nossas vidas e rotinas. Podemos enfrentar este período de confinamento em casa de uma maneira mais leve e até mesmo tirar proveito do tempo que teremos livre. Confira 14 ideias para você preencher seu tempo durante a quarentena.
1 – ORGANIZE SUA ROTINA DE TRABALHO
Se no seu caso não resta outra opção que não seja esquecer o escritório por uns dias e trabalhar em casa tente não perder o foco. Organize sua agenda, a rotina e prepare um espaço especial para instalar sua estação de trabalho temporária. Aqui deixamos algumas dicas básicas para te ajudar:
•Levante no mesmo horário todos os dias;
•Se arrume e se vista normalmente (evite ficar todo o dia de pijama);
•Respeite seu horário de almoço e de descanso;
•Encerre o trabalho no mesmo horário habitual do escritório.

2 – COLOQUE A LEITURA EM DIA:
Sabe todos aqueles livros que um dia você começou a ler, mas não terminou por falta de tempo? Ou então aquele livro que sempre te chamou a atenção, mas faltava o empurrãozinho para começar? Este é o momento de resgatá-los! Aproveite para fazer longas jornadas de leitura no seu cantinho preferido da casa e renove seus conhecimentos, inspirações e informações.

3 – MARATONA DE SÉRIES, FILMES E DOCUMENTÁRIOS:
Opções não faltam! As plataformas de Streaming estão recheadas de filmes, desenhos animados, séries e documentários para entreter toda sua família durante algumas horas do dia. Sendo assim, desfrute da sua sala ou do seu quarto, sem se preocupar muito com a hora e o momento, acompanhado de um bom filme e, claro, não se esqueça da pipoca!

4 – CUIDE DAS PLANTAS E DO JARDIM:
Se você é um afortunado de ter um jardim ou uma varanda em casa poderá deleitar-se de revigorantes momentos ao ar livre durante esta quarentena. É um bom momento e uma gostosa terapia cuidar de suas plantas e flores da varanda ou jardim. Isso vale para quem não tem uma área externa, mas cultiva suas plantinhas no interior, aproveite para se renovar com a energia das plantas.

5 – ORGANIZE OS ARMÁRIOS E A DESPENSA:
Não tem mais desculpa, seus armários e a despensa devem se transformar em um exemplo de organização e limpeza. Revise toda a sua louça e utensílios, jogue fora o que estiver quebrado, lascado ou potes sem tampas e vice-versa. Coloque em uso outros utensílios que você tinha guardado somente para ocasiões especiais. Verifique a despensa e a validade dos alimentos, organize latas, pacotes e etiquete potes de armazenagem.

6 – LIMPE A GELADEIRA:
Na sequência dos armários da cozinha podemos passar para a geladeira. Esvazie todas as prateleiras e limpe o interior. Uma boa opção e utilizar o vinagre, que além de limpar ajuda a desinfetar também. Na hora de colocar os alimentos de volta organize-os por partes:
•Porta: condimentos como maionese, ketchup, temperos para saladas, azeitonas e conservas.
•Congelador: alimentos que precisam ser conservados a baixa temperatura ou que serão consumidos futuramente.
•Gaveta superior: frios, embutidos, temperos verdes, peixes e carnes que serão consumidos em breve.
•Primeira prateleira: leites e derivados como iogurte, queijo, manteiga e requeijão, também ovos e sobras de comida guardadas em potes.
•Prateleiras intermediárias: alimentos prontos, bolos, tortas, doces, sopas, caldos e cozidos.
•Prateleira inferior: frutas e alimentos que pretende descongelar.
•Gaveta inferior: legumes e verduras e alimentos mais sensíveis às baixas temperaturas.

7 – ARRUME SEU GUARDA-ROUPAS:
Chegou a hora de organizar esse elemento da casa que mais sofre com as nossas saídas diárias ao trabalho, ao colégio, faculdade, academia etc.: o guarda-roupas. Aproveite para organizar e fazer uma limpeza no seu guarda-roupa e no das crianças, se for o caso, retirando todas aquelas roupas que não servem mais e não são mais utilizadas e separe-as para doação.

8 – FAÇA GINCANAS E BRINCADEIRAS COM AS CRIANÇAS:
Quarentena e crianças em casa não parece uma boa combinação não é mesmo? As crianças se cansam muito rápido e é preciso utilizar a imaginação e jogo de cintura para mantê-las distraídas por mais tempo. Sendo assim crie jogos, providencie atividades manuais como pinturas e colagens, jogos de mesa, caça ao tesouro, cabaninhas com lençóis ou até mesmo uma gincana de organização. É um ótimo momento para conscientizar as crianças sobre colaboração e responsabilidades.

9 – FAÇA MANUALIDADES:
Ok, chegou aquele momento em que você pode pensar em exercitar seus dotes artísticos e artesanais. Aqui vale tudo, desde projetos mais elaborados e complexos como um painel de macramê ou então um mural de colagem com as suas fotos favoritas de viagem. Solte a imaginação e a criatividade!

10 – PINTE UM MÓVEL OU AS PAREDES:
Tem uma latinha de tinta perdida em casa? Você pode utilizá-la para transformar um ambiente através da pintura. Além de mudar o visual da sala ou do dormitório por exemplo você ainda pratica uma terapia através da pintura. Outra ideia interessante é renovar um móvel antigo e dar a ele vida nova para decorar a sua casa!

11 – COZINHE SUAS RECEITAS FAVORITAS:
Aproveite o tempo que você tem sobrando para cozinhar seus pratos favoritos. Resgate aquele livro de receitas saudáveis, sobremesas especiais ou sucos naturais por exemplo. Ou se, pelo contrário, você não tem muita habilidade cozinhado pode ser um bom momento para aprender.

12 – SPA EM CASA:
Aproveitar o tempo livre para realizar cuidados pessoais também pode ser bastante relaxante. Programe um dia em sua semana para criar um spa em casa. Acenda algumas velinhas aromáticas no banheiro ou no quarto e dedique-se a alguns cuidados como hidratar o cabelo, aplicar máscaras faciais, fazer uma esfoliação corporal, as unhas ou até treinar alguma maquiagem mais elaborada. E a dica também vale para os homens… que tal dar aquele retoque na barba?

13 – PRATIQUE EXERCÍCIOS, YOGA OU MEDITAÇÃO:
Ficar em casa por muito tempo não deve ser sinônimo de sedentarismo, muito pelo contrário. Não podemos ir à academia, mas podemos praticar exercícios em casa. Existem vários aplicativos que nos fornecem diferentes tipos de treinos, sequencias de yoga ou meditação sem precisar sair de casa. O importante e não parar.

14 – PASSE UM TEMPO DE QUALIDADE COM SUA FAMÍLIA:
E por fim devemos admitir que podemos tirar algo de bom deste período de quarentena. A proximidade e o tempo que passaremos com a nossa família, algo que muitas vezes se torna escasso e raro devido a correria do dia-a-dia. Reúna sua família para tomar café da manhã, almoços e jantares todos juntos na mesa, sessões de cinema, jogos e receitas em equipe, mutirão de organização ou o que mais vocês desejarem. Aproveite o momento que, apesar de ser difícil, pode ser passado com muito amor junto de nossos entes queridos.

Fonte: https://projetos.habitissimo.com.br/