Voltar

9 Dicas certeiras para preparar a casa para os dias de frio

Como dizem os maníacos por séries cult, “winter is coming”. E quando o inverno chegar, queremos estar em ambientes quentinhos, aconchegantes e acolhedores, protegidos tanto do frio quanto das correntes de ar. Também queremos poder assistir à TV envolvidos em mantas que realmente nos aquecem, ler confortavelmente antes de dormir em uma cama bonita e bem preparada para as baixas temperaturas. Por isso, a homify traz agora uma lista de dicas certeiras para você preparar a casa para os dias de frio, incluindo algumas muito simples e outras mais estruturais. Confira!

1Um tapete fofo para aquecer o piso e o ambiente

Tapetes conferem charme e conforto aos espaços da casa, mas devem ser escolhidos conforme o estilo de decoração de cada ambiente e o uso que será feito dele. Uma vantagem do tapete é que ele pode ser trocado conforme a estação. Para os dias de frio, os tapetes peludinhos são ótimos. Versáteis, eles são perfeitos para sala e quarto, e ainda combinam com vários estilos de decoração. Uma boa ideia para a sala de estar é sobrepor vários modelos para ficar ainda mais quentinho.

2Estofados e mantas que ao mesmo tempo aqueçam e decorem

Antes de o inverno chegar, uma boa pedida é pensar nos sofás. Se você já estiver querendo renovar a decoração, aproveite para trocar o tecido dos estofados do sofá ou das poltronas, escolhendo padrões e cores das últimas tendências. Repare que há cores, como a mostarda, por exemplo, que aquecem visualmente o ambiente. Uma ideia mais simples de se colocar em prática é usar e abusar de mantas e xales na decoração do sofá, como por exemplo aqueles em lã e linha. Essas peças – que têm a vantagem de poder ser trocadas sempre que se quiser por outras em diferentes modelos, tecidos, cores e estampas – ajudam a aquecer o ambiente e também retêm o pó e as manchas, facilitando a limpeza. Elas sempre podem ser usadas para se enrolar e ficar quentinho ou quentinha na frente da TV.

3 Almofadas em tecidos encorpados para garantir o visual e o conforto

As almofadas são itens decorativos que enfeitam e, ao mesmo tempo, proporcionam conforto na hora de se instalar no sofá, na poltrona ou na cama. Uma possibilidade interessante é utilizar aquelas que permitem a troca das capas leves dos dias quentes por outras mais grossas e/ou felpudas nos dias frios. Elas podem ter estampas e texturas que se combinam entre si, mas, no que diz respeito aos tecidos, a lã, a pelúcia, a camurça, o veludo, o tricô, o crochê e as peles sintéticas são boas opções para o inverno.

4Escolha cortinas e persianas que ajudem a deixar o frio do lado de fora

Cortinas e persianas são essenciais para evitar que correntes de ar se esgueirem pelas possíveis frestas das janelas. Os tecidos encorpados ou de tramas mais fechadas são a melhor escolha nesse sentido e podem ser em cores escuras para combinar com a atmosfera do inverno.

5Roupas de cama que deixam tudo quentinho durante o sono

Nos dias frios, uma medida estratégica é mudar a roupa de cama leve dos dias quentes por lençóis de flanela, cobertores de microfibra ou lã, colchas, edredons e mantas, sem esquecer de verificar se eles são antialérgicos antes de comprá-los. As estampas dessas peças também podem e devem ser combinadas entre si.

6Escolha outras fontes de calor complementares para enfrentar o frio intenso

Existem no mercado vários equipamentos que ajudam – e muito – a enfrentar aquele frio de rachar. A opção mais cara, mas também mais eficiente, é o aparelho de ar-condicionado. Mas atenção: tem que ter muita atenção na hora de comprar o equipamento para ter certeza de que está levando aquele modelo quente-frio, um pouco mais caro, mas com custo/benefício inegável.
Há também aquecedores portáteis, que podem ser a óleo, a gás e de cerâmica. Os modelos de resistência incandescente aquecem os ambientes mais rapidamente e, de acordo com o tamanho e a potência, são os mais baratos. Já os termoventiladores, também portáteis, funcionam com uma hélice que distribui o ar quente pelo ambiente.

7O revestimento certo para dar mais aconchego

Papéis de parede têm a grande vantagem de manter melhor o aquecimento interno dos ambientes e proporcionar aconchego a eles. O ideal é optar por tons mais escuros, porém apenas em uma parede ou apostar em uma mistura de texturas. Estampas geométricas e xadrez devem ser usadas comedidamente.
A madeira, usada no piso, no teto, nas paredes e também nos móveis estimula uma sensação de aconchego, além de contribuir para um estilo rústico, perfeito para os dias frios.

8 Iluminação adequada para os dias mais frios

As lâmpadas utilizadas na iluminação podem ajudar bastante a criar uma atmosfera confortável durante o inverno. As lâmpadas amarelas, chamadas de luz cálida ou luz âmbar, irradiam mais calor que as de LED e sua cor colabora para criar uma sensação aconhegante e quente no ambiente. Elas devem ser colocadas em pontos específicos da casa, além de serem usadas em luminárias e abajures.

9 Escolha uma lareira charmosa que se encaixe na sua sala e no seu orçamento

Nas cidades e regiões em que o frio é realmente mais intenso, uma ideia brilhante é recorrer a uma lareira crepitante e que aquece corpo e alma. Mas quem não tem essa possibilidade não precisa abrir mão desse tipo de fonte de calor. Atualmente existem modelos lindos de lareiras a gás e elétricos, além das lareiras portáteis ecológicas movidas a biofluido.
Outra opção que exigem mudanças estruturais são os radiadores, que utilizam a água que passa nos canos das paredes para aquecer os espaços. Por sua vez, as salamandras também podem manter o ambiente quentinho, mas a chaminé precisa de estrutura física para sua colocação – mesmo caso das lareiras fixas.

Fonte: Adaptação de texto disposto no portal https://www.homify.com.br