Voltar

Casa Cor 2018: 7 ideias para inspirar

A Casa Cor já começou em algumas cidades do país e até Dezembro poderemos visitar a mostra em 22 cidades brasileiras e 5 internacionais. Todos os anos a mostra traz tendências apresentadas por arquitetos e que podem ser grandes fontes de inspiração para quem está pensando em construir, reformar ou redecorar a casa. São tantos ambientes, ideias, materiais e possibilidades que fica difícil escolher qual é o mais interessante. Inspire-se com essas 7 ideias da Casa Cor 2018.

1. Materiais naturais

Utilizar materiais sustentáveis é algo que está na moda já faz algum tempo e sempre está presente nos projetos apresentados pela Casa Cor. Além da presença da madeira de demolição também podemos ver novidades criadas pela indústria de revestimentos como pastilhas produzidas a partir de garrafas PET ou rodapés fabricados com isopor reciclados.

Como se inspirar: O aspecto da madeira natural, sem vernizes ou pintura é uma ótima aposta para bancadas, mesas ou painéis de parede. Utilize para aportar um toque aconchegante e, ao mesmo tempo, nobre em sua decoração.

2. Sem barreiras físicas

O conceito de espaços abertos veio para ficar e cada vez os ambientes são projetados de maneira “corrida” ou seja com a circulação facilitada, interação entre os ambientes e consequentemente uma melhor iluminação, ventilação e sensação de amplitude.

Como se inspirar: Elimine as paredes entre os ambientes, como cozinha e sala de estar/jantar por exemplo, e promova a interação entre os ambientes através dos móveis e da decoração. Se for possível, utilize portas de correr em vidro para integrar a área interna da casa com varandas e quintais.

3. O verde como tendência

O verde é uma das cores que vem com tudo nesta temporada e é destaque em vários ambientes decorados da Casa Cor. Utilizados de diferentes maneiras, com maior ou menor intensidade, estão presentes em todos os cômodos da casa, do banheiro à cozinha.

Como se inspirar: A forma mais fácil e prática de seguir esta tendência é através da pintura, e se utilizada de maneira diferenciada como em meia parede por exemplo, melhor ainda! Mas também é possível acrescentar o verde em móveis, revestimentos, acessórios e até mesmo através das plantas.

4. Misturas interessantes

A mistura de revestimentos e materiais marcantes também chama a atenção nos ambientes da Casa Cor 2018. Ladrilhos hidráulicos, cerâmicas, cobogós, cimento queimado, pedras naturais são combinados com ousadia aportando personalidade aos ambientes.

Como se inspirar: Você pode optar por misturar revestimentos de grande peso decorativo, como o ladrilho hidráulico por exemplo, com outro de características mas neutra mas de igual presença como o cimento queimado por exemplo. Uma combinação que sempre funciona!

5. Conforto em primeiro lugar

Além da beleza o conforto e o bem estar é outra premissa buscada nos ambientes da Casa Cor. Espaços confortáveis e funcionais nos quais descansar e repor as energias. Sofás cômodos, ambientes agradáveis, áreas multifuncionais é o que encontramos na maioria dos ambientes da mostra.

Como se inspirar: Projete e decore os ambientes pensando no conforto de sua família. Móveis confortáveis que atendam mais de uma função colaboram para a praticidade. Uma iluminação bem pensada além de decorar tornam os ambientes mais funcionais e cômodos de serem utilizados.

6. Toques rústicos

O estilo rústico, além de aportar um visual bonito, também é acolhedor. Portanto ele é uma das apostas da mostra já que com este estilo também podemos afirmar a premissa de conforto e sustentabilidade trazidos pela Casa Cor. Revestimentos de pedras, fibras naturais, ferro, estruturas à mostra e acabamentos brutos compõe diferentes espaços criados pelos arquitetos.

Como se inspirar: Existem diferentes opções que podem aportar um toque de rusticidade aos ambientes. Uma das mais utilizadas nos últimos tempos são as paredes com tijolinhos aparentes, que podem ser conseguidas descascando o reboco ou feitas a partir de revestimentos que simulam este material. Outra aposta certeira são estruturas de concreto aparente ou cimento queimado.

7. Ambientes (quase) monocromáticos

Ambientes decorados com a grande presença de uma única cor são destaques da Casa Cor. É uma opção ousada, devemos admitir, mas perfeita para quem está disposto a conseguir uma decoração cheia de personalidade. Paredes completas e móveis coloridos com uma única cor, ou variações do mesmo tom, é a tendência apresentada pela mostra.

Como se inspirar: Aqui o segredo está em escolher a cor ideal para seu ambiente. Devemos levar em consideração aquela velha regra de que ambientes pequenos devem ser decorados com cores claras enquanto as cores mais escuras devem ser reservadas para espaços mais amplos.

Fonte: Habitissimo