Em nosso site você vai encontrar uma calculadora de telhas que vai facilitar muito https://telhasperkus.com.br.br/calculadora-de-telhas/ , mas também vamos ensinar você a calcular sozinho… Pode parecer uma tarefa complicada, mas com algumas informações básicas é possível chegar ao número exato.
O primeiro passo é ter a área total do telhado. Para isso, é necessário medir a largura e o comprimento da casa, incluindo os beirais, multiplicá-los e obter a área total. Por exemplo, se a largura da casa for de 10 metros e o comprimento for de 15 metros, a área total será de 150 metros quadrados.
O próximo passo é escolher o tipo de telha que será utilizado e verificar as especificações do fabricante em relação ao rendimento por metro quadrado (quantas telhas por m²). Geralmente, as informações vêm descritas na etiqueta de amostra, catálogo ou no site do fabricante.
Com a área total do telhado e a cobertura por metro quadrado da telha escolhida, é possível calcular quantas telhas serão necessárias. Para isso, basta multiplicar a área total do telhado pela cobertura por metro quadrado da telha. Por exemplo, se o produto escolhido for 12 telhas por metro quadrado, serão necessárias 1.800 telhas para cobrir uma casa com 150 metros quadrados de área total do telhado. Depois adicione a inclinação (percentual/fator de conpemsação) e terá a quantidade final.
É importante lembrar que o cálculo deve levar em consideração o tipo de telha escolhido, bem como o estilo e a inclinação do telhado. Alguns tipos de telhas, como as de barro por exemplo, podem exigir um número maior de telhas devido ao seu pequeno tamanho.
Matéria adaptada do portal: https://telhasperkus.com.br.br/
Para ler a matéria na íntegra acesse: https://telhasperkus.com.br.br/news/