Voltar

Dicas para sua obra resistir à maresia

Ter uma casa à beira da praia pode ser um sonho ou pesadelo, tudo vai depender dos materiais que usar em sua obra, pois os danos causados pela maresia leva consigo o cloreto e o sulfato, que interagem com os materiais da casa em um processo de corrosão.

Isso começa desde a construção do imóvel, na escolha de materiais e eternamente na manutenção, pois se há vento e mar, a agressão será dia e noite.eletrodomésticos também são suscetíveis às consequências da maresia, não há um truque que resolva além do cuidado e da boa conservação.

Abaixo seguem algumas dicas para ajudar na escolha e manutenção correta para evitar os danos da maresia:

 

TELHADO

Prefira as telhas cerâmicas esmaltadas. São produzidas com grande resistência à flexão e baixa absorção de água, resultado de monoqueima, que garante um produto de elevada qualidade e peças sem variações de tonalidade e tamanho. Com a manutenção correta (apenas limpeza), permanecerão como novas por muito tempo, preservando a valorização estética por muitos anos.

TINTAS

Use tintas emborrachadas e elásticas de base elastométrica, específicas para ambiente externo. Sua durabilidade varia de cinco a seis anos. Já para o ambiente interno a dica é o uso de tintas acrílicas semibrilho.

PISO

Porcelanatos tipo gloss e com acabamento fosco são recomendados. E para quem deseja disfarçar a presença da maresia e da areia vindas da prais, os porcelanatos de tons “manchados” são uma boa solução.

REVESTIMENTOS

Os revestimentos recomendados são os que possuem cerâmica, pedras ou pastilhas.

METAIS

Os metais e ferragens precisam passar por limpeza e lubrificação constantes, prefira o uso do aço inox ou galvanizado que para maior proteção podem receber pinturas especiais contra corrosão.

ALUMÍNIO

Enquanto o ferro é totalmente inadequado a maresia o alumínio é recomendado. Sua única desvantagem é a oxidação branca, mas é de fácil recuperação – lixando a peça e aplicando produtos que devolvem seu aspecto original.

PVC

Não há necessidade de tratamento especial em sua instalação pela alta resistência à maresia. Sua manutenção se resume à retirada de pó e à limpeza com água e sabão com pano limpo.

MADEIRA

Muitas vezes, substitui o ferro por se adaptar melhor ao ambiente. As escolhas mais recomendadas por especialistas, estão entre teca, ipê, maçaranduba ou pinho-de-riga. Deve ser conservada com uma manutenção periódica com lixamento e aplicação de produtos como verniz.

Fonte: Departamento de marketing Telhas Perkus