Voltar

Diferença entre pintura epóxi e revestimento epóxi

A resina epóxi – o famoso porcelanato líquido – está em alta e são muitas as pessoas que estão optando por esse tipo de revestimento para compor os espaços internos e decorar suas residências. Junto com essa grande popularização do piso de resina epóxi surgem muitas dúvidas sendo que a principal delas diz respeito a diferença entre a revestimento epóxi e a tinta epóxi. É importante saber distinguir os dois produtos e técnicas para evitar o inconveniente de contratar um serviço para a aplicação da tinta epóxi esperando ter os mesmos benefícios que o revestimento epóxi.

A que se deve a confusão?

A confusão acontece a princípio devido ao nome, aplicação e aparência considerando que ambos materiais tem a resina epóxi como componente e são utilizados para revestir o piso. A primeira vista a tinta epóxi confere beleza estética e um brilho bonito ao piso onde é aplicada ou seja, um acabamento facilmente confundido com o do revestimento epóxi ainda que, analisado mais a fundo, os materiais e a técnica de aplicação apresentem grandes diferenças no que diz respeito a estética e benefícios. Para deixar claro quais são as atribuições e resultado final de cada produto é importante entender em que consiste cada um deles.

A tinta epóxi

A tinta epóxi é um tipo de pintura que apresenta alta qualidade e espessura em comparação aos outros tipos de tinta. Seu uso não está restrito somente ao piso podendo ser utilizada em paredes e outros tipos de superfícies. É um tipo de tinta de aplicação simples e prática, seu tempo de cura é muito rápido e sua utilização no piso proporciona alta resistência suportando um tráfico intenso e variações de temperatura. Outras atribuições da tinta epóxi é a impermeabilidade, um acabamento liso, brilho intenso (existem outros tipos de acabamentos) e facilidade de limpeza e manutenção da superfície.

O revestimento epóxi

O revestimento epóxi é o resultado da mistura de um plástico termofixo que ao receber a adição de um agente catalizador ou endurecedor – a resina epóxi – se auto nivela sobre o piso e enrijece. O tempo de cura do revestimento epóxi é mais demorado e sua aplicação resulta em uma superfície completamente nivelada, lisa, brilhante (existem outros tipos de acabamentos), sem rejuntes, impermeável, altamente resistente, de fácil limpeza e manutenção. Sua aplicação poder ser realizada sobre outros tipos de revestimentos e esta restrita somente aos pisos não sendo apta para paredes. É um material que pode ser utilizado em todos os ambientes internos da casa, até mesmo em áreas molhadas como o banheiro.

Fonte: Adaptação de texto disposto no portal https://projetos.habitissimo.com.br