Voltar

Dormitórios frescos para o verão

Agora no verão costumamos sofrer com o calor intenso. Os dias calorosos e abafados costumam nos deixar mais cansados tornando muito desconfortável realizar as atividades do dia a dia. Durante a noite, na hora de dormir, pode ser ainda pior, pegar no sono com um dormitório quente e abafado é muito incomodo. Mas já que não podemos evitar o calor que faz lá fora, pelo menos podemos tentar driblar as altas temperaturas dentro de casa para que enfrentar os dias de verão seja mais prazeroso mesmo com os termômetros lá em cima. Hoje trazemos algumas dicas simples e praticas para você ter um dormitório mais fresco no verão.

Ar fresco no seu dormitório

Quando acordar pela manhã abra as janelas e deixe que a brisa das primeiras horas do dia renove o ar do seu quarto. Na parte da manhã o ar costuma ser mais fresco e perfeito para refrescar o dormitório e substituir o ar que esteve parado durante a noite. Após esse período feche as janelas e utilize cortinas leves para impedir a entrada da luz solar e consequentemente o aumento de temperatura. Feche também as portas do quarto, dessa forma você aprisiona o ar mais fresquinho que entrou pela manhã fazendo com que as temperaturas mais elevadas não tomem conta do ambiente.
Durante a noite abra as janelas e as portas deixando que a brisa noturna que circula pela casa também entre em seu dormitório. Utilize telas mosquiteiros se for necessário ou se preferir utilize os infalíveis aparelhos de ventilação: ar condicionado, ventiladores e ambientadores. Uma dica na hora de utilizar os ventiladores é posicioná-los contra uma janela com o ar direcionado para fora, dessa forma ele irá funcionar como um exaustor, expelindo o ar quente para fora deixando que o ar mais fresco invada seu dormitório.

Cortinas fluídas e tecidos leves

Para complementar todo esse processo de climatização que citamos no tópico anterior recomendamos uma atenção especial para os tecidos do dormitório. Quando falamos em tecidos queremos dizer a roupa de cama, lençóis, fronhas, colchas e até mesmo os travesseiros, cortinas e tapetes.

Retire todos os elementos mais pesados, grossos e felpudos, eles costumam absorver o calor esquentando o ambiente e deixando o ar mais pesado. Escolha cortinas leves, claras e translucidas, uma opção interessante e econômica é retirar o forro das cortinas que você já tem em casa deixando somente a primeira camada para proteger contra a passagem da luz.

Na hora de montar a sua cama fuja dos tecidos sintéticos, escolha tecidos de algodão e linho, que são mais frescos, transpiráveis e suaves ao tato. E por fim, os itens decorativos como colchas, mantas e tapetes, escolha as colchas e mantas mais finas e de cores suaves, os tapetes de fibras naturais são ideais para decorar nessa época do ano, não absorvem o calor e são aconchegantes.

Uma decoração mais clean e natural

Agora no verão aproveite para dar uma repaginada na decoração do seu dormitório, adote um estilo mais clean. Retire todos os objetos e utensílios em excesso que, por mais que tenham uma função ali dentro, costumam carregar o ambiente. Retire e guarde tudo que estiver “sobrando”, como por exemplo bichos de pelúcia, mantas decorativas muito quentes e adornos grandes e pesados.
Invista em itens com cores suaves, estampas tropicais ou florais e até mesmo objetos feitos com elementos naturais como tapetes de corda ou sisal e cestos de vimes por exemplo. Os elementos de bambu e ratã também decoram dotando o ambiente com um ar rustico que é a cara do verão. Um ambiente mais clean faz com que a sensação de frescor seja muito maior.

Renove a cor das paredes

Um bom motivo para você trocar a cor de suas paredes. Renovar a pintura do dormitório pode trazer uma maior sensação de frescor para o ambiente. Já sabemos que o branco é uma opção certeira mas se sua vontade for ousar e mudar o astral do dormitório invista em tonalidades suaves em tons mais frios como verdes, azuis e turquesas. Essas tonalidades não absorvem o calor e ainda por cima deixam o dormitório com um toque atual e moderno.

Plantas para refrescar o ar

E para finalizar não poderíamos deixar de indicar as plantas para ajudar a tornar seu dormitório um ambiente mais fresco. Elas nunca são demais, decoram e ainda colaboram para o seu bem estar dentro de casa. Inclua alguns vasinhos de plantas na decoração do seu dormitório, elas irão promover a renovação do ar, umidificando o ambiente e tornando a temperatura mais agradável. Se você ainda não tem plantas em seu dormitório providência para já um bonito vasinho para a sua mesinha de cabeceira.

Fonte: Adaptação de texto disposto no portal https://projetos.habitissimo.com.br