Telhas Perkus

comercial@rcasagrande.com.br

+55 (47) 3203-6200

Drywall ou Alvenaria: Quais as vantagens e desvantagens de cada opção?

Uma dúvida bastante comum na mente de quem vai realizar uma reforma diz respeito ao uso de drywall ou alvenaria. Muitas são as especulações sobre o tema, que é rodeado de achismos e opiniões desfundadas. Possuir conhecimento para fazer a escolha correta, portanto, pode ser bastante interessante.

Há diferenças nas duas opções, que vão do preço ao isolamento acústico. Assim, o mais indicado é analisar muito bem as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Mais do que isso, se faz interessante entender o local em que o material será utilizado dentro de um escritório.

Isso porque não estão sendo consideradas outras possibilidades aqui, como é o caso do gesso e do mdf. Por isso, seja uma construção ou remodelação, ter inteligência e calma nesse momento é crucial. Aqui, mais do que nunca, o velho ditado faz total sentido, já que sim, muitas vezes o barato sai caro.

Drywall

Traduzindo do inglês, drywall seria o mesmo que uma “parede seca” em português. E essa nomenclatura é bem certeira, visto que não se necessita de água em sua montagem. Para isso, perfis metálicos servem de suporte para placas de gesso acartonado. Assim, é uma solução bastante presente em escritórios corporativos.

O material apresenta características interessantes para esse ambiente, como a versatilidade e o acabamento. Além disso, faz menos sujeira na montagem e é finalizado muito mais rápido. Ainda assim, também conta com algumas desvantagens, principalmente quando se compara o drywall à alvenaria. Por isso a necessidade de pesquisar bem antes de tomar qualquer decisão.

Alvenaria

Bastante conhecida dos brasileiros, a alvenaria é a maneira mais comum de se construir ou reformar no país. A base é formada por tijolo, concreto, argamassa e reboco, dando maior resistência à estrutura. Sabendo disso, diversos são os arquitetos ou escritórios de arquitetura que sugerem a opção aos clientes.

em dúvidas, é uma solução interessante e que conta com diversos prós, como os citados logo acima. Da mesma maneira que o drywall, entretanto, a alvenaria também apresenta alguns contras. Todo o processo é bem mais demorado e custoso, além de interditar seu ambiente de trabalho por alguns bons dias.

Vantagens e Desvantagens de Drywall e Alvenaria

Para tirar essa dúvida de sua cabeça e enchê-la de informação, abaixo você encontrará 10 importantes tópicos de uma reforma de escritório. Em cada um deles haverá uma batalha entre drywall e alvenaria, a qual você poderá analisar os resultados e definir o seu vencedor. Lembre-se, porém, de sempre considerar sua realidade para tomar a melhor decisão.

Espaço

Um ponto interessante para começar essa discussão está no espaço que se tem disponível. Como é de se imaginar, o drywall é mais fino que a alvenaria, o que implica em um considerável ganho de área útil. Em geral, um ambiente em gesso possui 5% mais espaço que um tradicional, o que pode ser bastante importante.

Dessa forma, essa é uma possibilidade que deve ser analisada com carinho, especialmente em escritórios pequenos. Uma ideia, então, é utilizá-lo para criar diversos cômodos dentro de uma grande área. Esse, aliás, é o principal uso do drywall dentro do mundo corporativo.

Instalação

Sem dúvida alguma, esse quesito é uma vitória fácil para o drywall, mesmo analisando diversos itens. Além de bem mais rápida, a instalação do material é limpa e conta com menos pessoas no processo. No dia a dia de uma organização, isso pode representar menos tempo parado e maior ganho de produtividade.

Mais do que esses pontos, é também mais simples fazer todas as instalações necessárias, sem furos ou sujeira. As partes elétrica, hidráulica, de gás, telefone e internet são facilmente aderidas às placas. Assim, independentemente da situação, a alvenaria não consegue ser tão simplesmente manuseada quanto o drywall.

Manutenção

A lógica da manutenção segue a mesma da instalação no drywall, visto que os materiais são os mesmos. Isso significa que, mesmo que haja algum dano, é possível substituir uma placa mais rapidamente do que arrumar uma parede de tijolos. Todo o processo é feito igualmente limpo e sem demora como no momento de instalar.

Se faz importante destacar, entretanto, que a alvenaria apresenta alguns benefícios interessantes. Em especial, pode-se destacar a resistência — que será mais bem explicada abaixo. O foco aqui, porém, está nos cuidados que se faz preciso no manuseio diário da primeira opção. Ambientes em que os colaboradores encostam com frequência nas paredes podem não ser indicados para ela.

Estética

Muitas pessoas podem dizer o contrário, mas a grande verdade é que ambos drywall e alvenaria te permitem inúmeras possibilidades. O importante, para isso, é realizar um bom planejamento antes de iniciar a obra, considerando todos os fatores para torná-la eficaz. Nesse momento, é indicado o auxílio de um escritório de arquitetura.

Nos dois materiais se faz possível inovar na estética do ambiente, com cores, texturas, papeis de parede e até revestimentos. Dessa forma, criar um espaço mais apresentável e diferente independe de sua escolha. Nesse ponto, o que vale é a criatividade na hora de realizar o projeto e executar a ideia com bom gosto.

Liberdade

Outro ponto que causa algumas discussões está na liberdade criativa que cada material proporciona. Aqui, não se fala dos acabamentos mencionados acima, mas sim na construção em si. Há pessoas que afirmam, por exemplo, que o drywall não permite linhas mais orgânicas, arredondadas e curvas.

Isso não é verdade, sendo possível realizar qualquer tipo de projeto que vier à mente. Mais do que isso, você pode também inovar com recortes, painéis e até na iluminação de todo o ambiente. Com isso, a liberdade criativa é semelhante à da alvenaria, tornando este um item com empate técnico nessa disputa.

Acústica

Para quem leu todo o texto até este tópico, a impressão que se tem é que o drywall ganha da alvenaria facilmente. A realidade, porém, é que essa situação começa a mudar a partir de agora. Quando se fala de isolamento acústico, a alternativa com tijolos apresenta muito mais capacidade de proteger seus ouvidos.

Ainda que haja modelos mais modernos e com mais tecnologia do drywall, a alvenaria continua sendo mais eficaz. A explicação para isso é simples, já que sua construção com blocos e argamassa a tornam mais espessa. Esse fator interfere diretamente em sua capacidade de isolar os ruídos. Por isso, é uma opção mais interessante para evitar discussões entre os departamentos de uma empresa.

Resistência

Se o drywall ganhou tranquilamente em alguns quesitos, a alvenaria sobra em outros. Um bom exemplo disso é a resistência, já que a estrutura mais completa proporciona muito mais força ao material. O principal cuidado neste ponto está nos impactos, que podem facilmente danificar as placas de gesso.

Ainda assim, é preciso se destacar que estas atendem a todos os requisitos solicitados pela regulamentação. Dessa forma, não pense você que esta é uma opção fraca, muito pelo contrário. O que ocorre, entretanto, é que a junção de blocos de tijolo ou concreto e cimento dá à alvenaria uma resistência muito superior.

Acessórios

Toda essa resistência dá à alvenaria um outro diferencial bastante importante, especialmente para ambientes corporativos. A instalação de acessórios, decorações ou itens tecnológicos é muito mais simples e segura nessa alternativa. Para isso, basta utilizar de uma furadeira, pregos e buchas.

No caso do drywall, porém, a situação é um pouco mais complicada, já que o material não aguenta tanto peso. Para isso, é possível investir em itens específicos que garantam a fixação dos objetos. Mesmo assim, dependendo do peso que for colocado, a estrutura não dará o suporte necessário.

Infestações

Aqui chega-se a um ponto que é pouco mencionado, mas muito importante na disputa entre drywall e alvenaria. Por ser composto de placas, há um grande espaço vazio dentro da primeira opção. Sendo assim, é não somente possível, mas bem provável, que haja infestações em seu interior. Aranhas, insetos, cupins e até fungos podem viver ali.

Obviamente, há formas de evitar que isso ocorra, como a correta manutenção deste. Em especial, sugere-se ficar de olho nos ambientes mais quentes, que podem se tornar a casa desses seres. Com os cuidados e um controle constante, porém, você pode ter um espaço livre de pragas facilmente.

Custo

Não seria possível finalizar essa comparação sem a principal dúvida de todos. Afinal, quanto custa uma reforma com drywall e com alvenaria? Bom, essa pergunta pode ter algumas respostas diferentes, dependendo do espaço, dos acabamentos escolhidos e do fornecedor.

Em geral, o drywall é mais barato, especialmente por contar com itens mais em conta e instalação rápida. Além disso, seu índice de desperdício gira em torno de 5%, contra 30% da alvenaria. Ainda assim, o investimento total pode se tornar equivalente se optar por uma mão de obra profissional. Isso fica ainda mais evidente se comprar os acessórios especiais mencionados anteriormente.

Drywall ou Alvenaria: Qual escolher?

Como pôde ser visto acima, tanto drywall quanto alvenaria apresentam seus prós e contras. Dessa forma, o projeto que pretende implementar em seu escritório é o que definirá a melhor opção. De qualquer forma, o mais indicado é realizar essa escolha junto a um parceiro que te auxilie e dê indicações coerentes.

Matéria adaptada do portal: https://www.t2arquitetura.com.br/

Para ler a matéria na íntegra acesse: https://www.t2arquitetura.com.br/drywall-alvenaria/

Rolar para cima