Voltar

Ideias criativas e baratas com materiais brutos

Cada vez mais se fala em consumo consciente, sustentabilidade, termos que estão sendo tratados em nosso dia a dia. Por isso, o uso de materiais brutos ou materiais que até então seriam descartados é uma das grandes tendências na decoração, ele promove um estilo de vida mais saudável e o planeta agradece. O foco deste tipo de decoração é o material no seu estado mais natural, que transmite beleza nas suas imperfeições. O melhor de tudo é que eles são, na maioria das vezes, democráticos e combinam perfeitamente em diversos cômodos da casa. Confira maneiras de aplicar esses materiais nos projetos  e inspire-se.

Telhas metálicas

Sabe aquelas telhas metálicas, bastante usadas nas construções civil? Ela pode estar dentro da sua casa também. Inicialmente causa um pouco de estranheza, por se tratar de um material mais diferente, mas acredite, pode ficar lindo decoração. Um material bastante em bruto que dá um estilo super industrial e contemporâneo a qualquer tipo de decoração: seja no forro, em uma divisória, no painel de tv ou na cabeceira de cama. Experimente pinta-la de uma cor forte como amarelo, vermelho ou rosa pink. Ficará um charme!

Caixas

Sabe aqueles caixotes de feira de madeira ou de plástico que servem para transportar frutas, legumes e hortaliças, facilmente encontrados em feiras? Acredite, dá para reutilizá-las na decoração da sua casa também. Reaproveitar materiais e dar a eles uma nova utilidade é uma boa maneira de contribuir com o meio ambiente. Cuidados ao reaproveitar caixotes de feira na decoração:

  • Limpe bem o material antes de levar para casa;
  • Faça uma higienização antes de colocá-los no seu lar.
  • Se for utilizar em algo que levará peso, como uma estante, é bom reforçar a estrutura com parafusos, mas tenha cuidado para não rachar pois o material é frágil.
  • Se for pintar, escolha tintas livres de COV, ou com baixos níveis destes.

Pedra rústica

A pedra é um dos mais ricos acabamentos brutos, que adiciona conforto e naturalidade, trazida em muitas cores diferentes e que permite um vasta gama de combinações. Você pode misturar tipos e tamanhos. Seu toque rústico incrementa espaços com uma mistura de leveza e peso, trazendo um efeito dinâmico e enriquecedor aos ambientes. Aposte em suas texturas, em especial junto a área bem iluminadas, natural ou artificialmente, onde terão um destaque especial. Revestir uma parede da sala com elas pode deixar seu ambiente incrível!

OSB

O OSB aos poucos está ganhando espaço na decoração e os painéis estruturais de tiras de madeira invadem a composição de diferentes ambientes da casa – dos mais sofisticados aos mais descontraídos. O OSB é feito 100% de madeira de reflorestamento, ou seja, é uma solução ecologicamente correta para decorar. Além disso, ele é produzido com alto padrão de qualidade e apresenta uma alta resistência, rigidez e estabilidade, características que permitem com que ele seja usado tanto na confecção de novos móveis quanto no revestimento de paredes e tetos em interiores.

Madeira de demolição

A madeira de demolição é um dos materiais preferidos na decoração de quem curte um estilo mais rústico. Como o próprio nome diz, este tipo de decoração é feita com madeiras retiradas de demolições de antigas construções.Ou seja, as construções que costumavam utilizar madeiras nobres, com a ação do tempo são descartadas. A dica é cuidar bem destas madeiras, sendo recomendável limpar com óleos próprios quando necessário para que o móvel ou peça não se prejudique com o decorrer do tempo.

Barras de aço

As barras de aço também estão com tudo na decoração com pegada industrial. Os móveis montados com o material viram peças coringas, sem ser clichê. Uma estante feita com barros de aço, por exemplo, cabe em qualquer projeto e tem a capacidade de trazer identidade e sofisticação pro espaço. Pode dividir ambientes, fazer a vez da estante de livros ou ser um móvel meramente decorativo. O desafio para usufruir desse móvel é conseguir um bom projeto e um serralheiro caprichoso para a execução da estrutura.

Pinus

A madeira Pinus é obtida através de árvore de reflorestamento e também conhecida como Madeira de Pinheiro-Americano e Madeira de Pinheiro, uma ótima opção para composição de prateleiras, mesas, cabeceiras, entre outros. É bastante resistente e utilizado inclusive na construção civil, principalmente no exterior. O resultado é jovem, descolado e ecologicamente correto.

Concreto

O uso do concreto na decoração da casa torna os ambientes mais modernos e industriais dando algum aconchego ao ambiente quando combinado com outros materiais. O importante aqui é ter mão de obra especializada para obter qualidade no serviço.

Aço corten

O aço corten – 3 vezes mais resistente ao aço comum e que tem a tonalidade que lembra bastante a cor escura das ferrugens – garante aos locais onde é aplicado uma atmosfera contemporânea e surpreendente. Afinal, seu aspecto envelhecido combina perfeitamente tanto em fachadas de edifícios quanto em painéis internos, bancadas, lareiras e móveis, conferindo um estilo único ao espaço.

Fonte: Habitissimo