Voltar

Porque instalar energia solar em sua residência?

Para amenizar os gastos com a conta de luz, muitos brasileiros buscam novas alternativas para suas residências. Diante das altas registradas nos últimos meses está cada vez mais evidente a necessidade de encontrar soluções para diminuir a dependência da rede elétrica convencional e não ficar exposto a instabilidades no fornecimento e tarifas abusivas.

A solução que apresenta o melhor custo-benefício atual trata-se da fonte de energia mais abundante e limpa do planeta Terra: o Sol. As tecnologias atuais permitem explorar o potencial da Energia Solar em Sistemas Fotovoltaicos de forma muito mais eficiente a um custo cada vez menor.

Confira a lista com 10 motivos que irão te mostrar por que chegou a hora de considerar o uso de Energia Solar para reduzir de vez as contas de energia elétrica.

1. Economia

Diminua as despesas com energia elétrica usando Sistemas Fotovoltaicos. O investimento inicial é rapidamente coberto por conta da economia gerada no futuro, pois você não terá mais aumentos.

Os painéis tem a vida útil muito longa (mais de 20 anos), gerando economia durante muitos anos.

2. Fácil instalação

O Sistema Fotovoltaico é facilmente instalado e interfere muito pouco no sistema elétrico já existente. Por ser um sistema modular, ele pode passar por upgrades e ampliar sua capacidade a qualquer momento caso aumente a demanda de energia na residência.

3. Valorização do imóvel

Uma casa com Sistema de Energia Solar passa por uma valorização imediata no mercado. Por ser uma tecnologia em ascensão no Brasil, imóveis com esse tipo de sistema são muito bem vistos, afinal, o proprietário acaba tendo gastos baixíssimos com energia elétrica.

4. Ganhe créditos

Quando sua residência gerar mais energia solar do que está consumindo no momento, a energia excedente vai para a rede da distribuidora e gera créditos de energia para você. Os créditos servirão para diminuir ainda mais suas contas de luz.

5. Custo de manutenção irrisório

A manutenção do Sistema Fotovoltaico é quase inexistente: geralmente apenas uma limpeza básica com água a cada 6 meses é suficiente. Para o inversor, o ideal é substituir certas peças após 5 ou 10 anos. Com essa manutenção mínima, o Sistema Fotovoltaico Residencial tem uma resistência superior a 20 anos.

6. Sem risco

Não há riscos associados à instalação do Sistema. Uma empresa especializada e competente fará a instalação sem problemas.

7. Todos os equipamentos ligados

Você pode manter todos os equipamentos de sua casa ligados com energia solar, sem exceção. Seu Sistema irá gerar energia em paralelo com a rede da distribuidora, assim, durante a noite a rede assume o fornecimento de energia. Em caso de falta de energia, o banco de baterias será acionado.

8. Módulos Fotovoltaicos resistentes a granizo

Os Painéis Fotovoltaicos são resistentes a granizo pois possuem, na maioria dos modelos, um vidro temperado de 3.2mm que protege as células fotovoltaicas.

9. Sistemas desmontáveis/removíveis

Se o sistema de fixação usado for de boa procedência você poderá desmontar o Sistema e levá-lo para outro local sem problemas. Os painéis, controlador, baterias, inversor interativo e algumas partes de fixação podem ser reaproveitadas.

10. Sustentabilidade
O Brasil possui um dos maiores índices de radiação solar do mundo. Ao utilizar todo esse potencial em Energia Solar, você estará reduzindo o consumo de outras fontes de energia como gás, óleo diesel, que não são renováveis e que pode haver escassez no futuro.

A Energia Fotovoltaica não causa nenhum impacto ao meio ambiente pois se trata de uma energia 100% limpa, não emite nenhum resíduo ou gases poluentes e também não emite ruídos, não apresentando nenhum risco à saúde de sua família.

Agora que você conheceu 10 motivos reais para instalar Energia Solar, só resta pesquisar a empresa certa para realizar o projeto e a instalação.

Fonte: Adaptação de texto disposto no portal www.forumdaconstrucao.com.br