Voltar

QUAL O MELHOR MOMENTO PARA FAZER A TROCA DE TELHADO?

Tudo em uma construção tem uma vida útil estabelecida, com o telhado não seria diferente. Por isso, é muito importante saber qual é a hora de realizar a troca de telhado. Se você não tem ideia de quando isso precisa ser feito, é o que vamos te apresentar neste texto. Sabe quando o telhado começa a dar problemas? Goteiras, mofo, telhas quebradas… Muitas pessoas tentam tocar esses probleminhas com um jeitinho aqui e outro ali, mas uma hora a situação pode não ter mais conserto. A verdade é que nem tudo se resolve com uma reforma. Às vezes, a melhor solução é fazer a troca de telhado. É claro que reformar pode ser muito mais vantajoso financeiramente, não é mesmo? Mas, um pequeno conserto pode não ser suficiente para solucionar um grande problema no seu telhado. Nesse caso, reformas apenas adiam algo que será preciso muito em breve, então o saldo final pode dar muito mais prejuízo. Colocando na ponta do lápis, o barato sempre sai caro. Por isso, tente avaliar melhor a situação e não adie quando uma troca de telhado for necessária. Mas como saber qual é o melhor momento para fazer a troca de telhado? Essa é a nossa missão nesse artigo! Em quatro pontos, vamos te oferecer um manual. Siga nossas dicas e fique por dentro do assunto.

1. Quando a vida útil passou há muito tempo: Como falamos lá em cima, tudo numa construção tem um prazo que chamamos de “vida útil”. O que muitas vezes acontece é, essa vida útil já passou faz tempo, mas o proprietário do imóvel segue insistindo em dar um jeitinho apenas. Agindo assim, em algum momento não vai dar certo fazer só um remendo, concorda? Outro problema comum é a falta de cuidado com o telhado. Muita gente ignora a necessidade de impermeabilizar as telhas, de limpar as calhas, de fazer pequenas manutenções. Isso tudo diminui o prazo estimado de duração dessa cobertura. É por isso que essa tal vida útil é apenas uma estimativa, muitos fatores externos podem antecipar ou adiar a troca do telhado. Por exemplo, telhas de fibrocimento duram cerca de 4 anos. Isso não quer dizer que obrigatoriamente 4 anos após a instalação você vai ter de trocá-las por completo. Na verdade, isso quer dizer que, passada essa vida útil, você precisa ficar atento. Nossa valiosa dica é: quando essa vida útil passou há muito tempo, reformas podem não valer a pena.

2. Quando as reformas forem muitas e os problemas estiverem sem solução: Se você já gastou muito com reformas nas telhas, mas os problemas nunca têm fim, esse pode ser o momento de fazer a troca de telhado.
Sim, nós sabemos que reformar é muito mais barato que trocar o telhado todo. É por isso que muitos investem nessa alternativa antes de qualquer medida mais drástica. Mas é preciso ficar atento aos sinais. Todas essas reformas podem acabar custando mais dinheiro que uma solução efetiva. Se os problemas estiverem sem solução, deixe o jeitinho para lá. Isso pode ser muito mais vantajoso para você, inclusive financeiramente.

3. Quando a sua rotina for atrapalhada por milhares de consertos: A cada conserto nas telhas a sua rotina pode ser prejudicada. Reformas no telhado muitas vezes exigem que andaimes sejam instalados, que móveis e maquinários sejam tirados do lugar… tudo isso pode acabar atrapalhando o cotidiano de uma casa ou empresa. Nós sabemos que tempo é dinheiro quando falamos de produção. Então, ficar alguns dias parados em uma empresa por conta de reformas que não vão resolver o problema pode ser um péssimo negócio. É por isso que a nossa dica é, verifique se as atividades da sua empresa estão ficando paradas por causa das inúmeras reformas. Veja se isso está realmente valendo a pena e não adie uma troca de telhado quando for necessária.

4. Quando houver a avaliação de profissionais: Se um profissional da área entender que a troca de telhado é necessária, não ignore essa avaliação. Muitas vezes a vida útil das telhas já passou faz tempo, nenhuma reforma deu jeito nos problemas, uma situação está piorando a outra… Isso tudo indica que é o momento de fazer a troca de telhado, mas somente um especialista pode avaliar com precisão e saber quando pequenos consertos não serão suficientes.

Fonte: https://cjtectelhados.com.br/