Conseguir ter a casa própria é o sonho de muita gente e no momento de construir, muitos ficam em dúvida sobre qual seria a melhor opção: sobrado ou casa térrea. Algumas diferenças importantes entre as duas, assim como outros fatores podem tornar a decisão mais fácil.
O primeiro ponto a ser avaliado quando se está planejando construir em um lote adquirido é a questão de parâmetros urbanísticos, que são aqueles que podem definir de forma antecipada o que deverá ser feito com o lote.
A partir desse detalhe definido, algumas variáveis são observadas:
- Dimensões do terreno,
- Topografia,
- Características da família,
- Tamanho da casa pretendida,
- Informações sobre os locais ao redor do lote.
Um tema influente na escolha entre sobrado ou casa térrea é o custo. Pode-se afirmar que, independentemente da parte da fundação e das estruturas – sendo mais caro no sobrado –, acontece um equilíbrio no custo, principalmente quando levado em conta a escolha dos acabamentos.
Isso quer dizer que a casa térrea, com seu único andar, abriga todos os cômodos, enquanto que o sobrado divide os cômodos por seus andares, sendo interessante para quem deseja mais segurança e privacidade para os quartos, por exemplo, deixando-os no segundo (ou terceiro também) andar.
MAS QUAIS SÃO AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UM SOBRADO E UMA CASA TÉRREA?
O SOBRADO TEM COMO VANTAGENS:
- A garantia de maior espaço, mesmo com um terreno pequeno, ou seja, há uma melhor distribuição dos cômodos em dois (ou mais) pisos, o que também favorece alguma área livre no terreno e, dependendo da situação, é claro, nessa área você pode construir uma área de lazer, uma churrasqueira ou até mesmo um jardim com hortinha.
- Ainda, a separação da área privada da família com o espaço que serve para visitas também é facilmente permitida.
- O sobrado ainda oferece um investimento bem maior no visual da casa, por ter mais espaço para inventar novas decorações, colocar novas cores, plantas e artes.
PORÉM, COMO DESVANTAGENS O SOBRADO APRESENTA:
- Fundação e alicerces mais fortes trazem um custo um pouco mais elevado.
- As escadas podem ser de grande dificuldade para idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais.
A casa térrea, por outro lado, apresenta as seguintes vantagens:
- Prioriza a locomoção, ou seja, como não possui escadas, qualquer atividade, tais como limpeza e mudança de móveis se torna mais fácil.
- Deslocamento de pessoas idosas, com necessidades especiais e crianças é facilitada.
- A estrutura não precisa ser tão reforçada quanto a do sobrado, o que diminui o custo.
ASSIM COMO O SOBRADO, A CASA TÉRREA TEM TAMBÉM DESVANTAGENS, QUE SÃO:
- Construção do telhado – que fica relativamente maior do que de um sobrado e por isso é um investimento mais caro.
- Limitação do aproveitamento de espaço, pois a casa térrea só aumenta horizontalmente, o que necessita de um terreno maior.
Entre as duas opções, o sobrado ainda se torna a alternativa mais viável do ponto de vista estratégico (por possuir maior área útil), assim como do ponto de vista estético (escolhas de acabamentos diferenciados, bem como uma vista mais bonita da região).
Por conta disso falaremos um pouco mais a fundo sobre os sobrados, a partir de agora você irá saber coisas como fachadas, onde encontrar sobrados à venda, projetos, modelos de sobrado e tudo mais.
Para começar, nós falamos sobre a estética dos sobrados, pelo fato da fachada de sobrado ser maior, é possível “inventar mais moda”, ter um visual superbacana e assim trazer um ar moderno e elegante para a parte de fora de sua casa. A fachada geralmente é a parte da frente de algum edifício.
A respeito do projeto de sobrado para a fachada, você pode optar por um entre os mais diversos estilos, entre eles nós temos o clássico, o moderno, com paredes de vidro ou janelas grandonas.
VOCÊ PODE TRAZER UM MIX DE DIVERSOS ELEMENTOS, COMO POR EXEMPLO:
- Uma parte de cor lisa e uma outra com pedras;
- Fazer a mistura de dois tipos diferentes de pedra é elegante;
- Portas e janelas altas, para ressaltar o pé direito alto;
- Combinar as cores com outros materiais, por exemplo paredes brancas, com janelas de frisos pretas e deck e porta de madeira;
- Portões de diferentes materiais, como o aço para trazer um ar mais industrial;
- Utilizar o layout da casa com formas geométricas é moderno e está na moda, sobrados assim chamam a atenção de todos e vai fazer sua casa se destacar das demais.
Elas podem ser mais esticadas, como se fossem um grande retângulo, o que torna elas altas e perfeitas para grandes janelas; quadradas ou com o telhado triangular, até mesmo com o telhado arredondado, aí você e seu arquiteto podem dar uma de artista.
- Fachada de sobrado com varanda;
- Com luzes aos pés das escadas;
- Com escadas não simétricas;
- Com tons terrosos ou diferentes paletas de cores que combinam entre si;
- Usando o revestimento metálico;
- Trazendo texturas e profundidades para sua fachada, usando tijolos, por exemplo;
- Obviamente, as plantinhas não poderiam faltar. Usar plantas para incorporar a sua composição de fachada é uma ótima opção, pois traz vida ao local.
Claro que não acaba aqui, é um mundo infinito de possibilidades, para que você consiga visualizar todos e mais alguns estilos de fachada, você consegue encontrar na internet. Converse com seu arquiteto para saber qual melhor se encaixa com o que você e sua família procuram, ele vai saber te explicar melhor do que ninguém.
A respeito dos modelos de sobrados, bom, independente de se seu sobrado é pequeno ou enorme, você consegue criar algo bem legal e a sua cara.
- Você pode ser o tipo de pessoa que preza pela luz natural e lugares iluminados, sendo assim, é uma ótima ideia você buscar um conceito aberto, utilizando nas paredes cores claras como o branco, cinza claro ou bege e apostar nas janelas, tenha grandes ou várias pequenas.
- Com um ar mais industrial, utilizando tons de cinza queimado, preto e similares. Com lustres diferentes, com fios à mostra, com a cozinha trabalhada no inox e por aí vai.
- O sobrado com um conceito aberto, um lugar com cara de Studio, porém bem maior. Com o mínimo de paredes internas que de um lugar da casa você consegue ter uma visão geral do seu lar.
- Usando e abusando das cores, dando alegria e vida para cada ambiente, pode ser nos móveis, na cor das paredes e até nas artes que foram feitas diretamente nelas.
- Se sua casa é pequena, você pode usar o espaço que fica acima dos olhos, ou seja, o espaço aéreo. Tenho certeza de que você já viu pelo menos uma foto de um quarto em que um beliche ficava suspenso e embaixo tinha uma escrivaninha.
Isso se chama otimização de espaço e você pode fazer isso no seu sobrado. Além de ficar funcional, fica diferente e bonito. Você pode construir a escada como se fosse uma prateleira de livros, a cama em cima e o armário na parte debaixo. Nesse quesito você pode ousar.
- Uma opção boa é fazer divisões vazadas entre os cômodos, pois não fica tão pesado aos olhos de quem vê, além de poder aproveitar a luz natural de que vem de todos os lados da casa. Estamos falando isso caso sua casa seja pequena.
Matéria comentada do portal: https://www.endepro.com.br/
Para ler a matéria na íntegra acesse: https://www.endepro.com.br/blog/sobrado-ou-casa-terrea-quais-as-diferencas/#:~:text=Bom%2C%20a%20principal%20diferen%C3%A7a%20entre,apenas%20com%20o%20andar%20t%C3%A9rreo