Voltar

Vantagem das telhas claras para lugares quentes

Os telhados claros são extremamente eficientes e eficazes para diminuir a temperatura dos ambientes. Estudos comprovam que um telhado composto de telhas claras pode reduzir entre 40% à 70% a temperatura nos ambientes, com capacidade de reduzir também em até 96% os raios UV, e refletir mais 80% os raios solares, no qual pode gerar uma economia de energia elétrica em torno de 30% nas edificações.

Para conscientizar a todos sobre a importância de combater o aquecimento global e incentivar as pessoas a usarem telhados claros ou mesmo pintar de branco as telhas existentes, foi lançada em 2009 a Campanha One Degree Less (Um Grau a Menos) pela ONG Green Building Council que é entidade sem fins lucrativos, que auxilia o desenvolvimento da construção sustentável.

Conheça as principais vantagens de telhas claras em lugares muito quentes.

Diminuição das ilhas de calor

Um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nessas áreas urbanas as temperaturas podem variar de 1 a 6ºC a mais em comparação as áreas rurais próximas.

Diminuição da emissão de CO2

O dióxido de carbono (também conhecido como gás carbônico), é um composto químico constituído por dois átomos de oxigénio e um átomo de carbono. Atualmente é um dos grandes problemas da sociedade moderna em função da queima de combustíveis fósseis (diesel, gasolina, querosene, carvão mineral e vegetal). A grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera é prejudicial ao planeta, pois ocasiona o efeito estufa e, por consequência, o aquecimento global.

Redução do consumo de energia

Os ambientes ficam menos quentes com o uso de telhas claras, uma vez refletindo a radiação solar, há uma menor necessidade do uso de aparelhos de ar condicionado, ventiladores e condicionadores de ar. Em média, gasta-se de 20 a 70% a menos de energia do que para esfriar o ambiente.

Ajuda a refletir os raios solares

A cor clara reflete a radiação solar, reduzindo a absorção de calor. Quanto mais escura a cobertura, mais a superfície absorve os raios solares e mais quente o ambiente fica.
Porém a escolha de uma telha de qualidade é fundamental, telhas ou pinturas não apropriadas são suscetíveis ao aparecimento de fungos escuros, necessitando frequente manutenção, o que deixa de ser sustentável.

Fonte: Equipe técnica Telhas Perkus – www.telhasperkus.com.br