Sabidamente o telhado aparente é um item de design, segurança e beleza de qualquer casa, porém conforme o projeto ele pode ser embutido (platibanda).
Em um primeiro momento pode-se ter uma falsa noção de economia, visto usar materiais de cobertura mais simples, porém o nome maios adequado seria mais frágil, a exemplo de telha de fibrocimento.
Sem contar a questão da estética, muitas pessoas também não gostam da estética da casa com este tipo de telhado, em moradias então pode-se romper facilmente o limite do residencial para o comercial.
Embora o custo do telhado pareça ser mais barato, há outros custos complementares que precisam ir para a ponta do lápis, como o caso de se usar mais calhas e a construção de platibandas para esconder o telhado.
Embora seja uma releitura de um “moderno dos anos 70”, o risco de a casa parecer uma clínica ou outro espaço corporativo é grande.
Outro custo oculto a médio prazo vem com a manutenção, pois o telhado fica baixo o que inviabiliza o acesso ao interior dele para reparos de elétrica e outros e se estivermos falando de telhas de fibrocimento, é necessário a colocação de uma quantidade grande de manta térmica, pois este tipo de telhado aquece muito e transferi o calor para a laje e consequentemente para dentro do ambiente, situação essa que também é melhor com telado aparente, devido ao madeiramento, ventilação e inclinação.
Matéria adaptada do portal: https://telhasperkus.com.br.br/
Para ler a matéria na íntegra acesse: https://telhasperkus.com.br.br/news/