Tudo que fica exposto ao tempo, recebe cargas de sujidade e em algum momento é preciso fazer a limpeza.
Claro que se suas telhas forem PERKUS, essa manutenção é mínima, bem mais espaçada e fácil, pois as telhas esmaltadas PERKUS possuem um revestimento de vidro de altíssima qualidade e sinterização, o que impede que a sujeira penetre na peça, havendo apenas um depósito superficial, bastando uma lavagem com água e sabão neutro para que o produto retorne a sua aparência original.
Mas se suas telhas não forem PERKUS, acompanhe as informações abaixo.
O mais seguro é contratar um profissional ou empresa com experiência em limpeza de telhados, pois a sujeira nas telhas convencionais de barro, de concreto ou mesmo fibrocimento – as mais comuns, acabam por penetrar na telha (pois são porosas), encardindo e demandando uma ação mais “forte” e com produtos mais agressivos. Se quiser fazer a limpeza você mesmo, posicione uma tábua de madeira junto ao ripamento das telhas para pisar em cima, evitando assim que as telhas quebrem com o seu peso.
Não descuide de utilizar capacete, luvas, botas antiderrapantes, linhas de vida, uma boa escada, e demais equipamento de segurança.
Comece com as calhas (se houver), pois elas devem estar limpas e livre de detritos, para escorrer a sujeira do telhado que será lavado. Na sequência com uma lavadora de alta pressão (uma das formas possíveis para limpeza), comece a lavagem pela parte mais alta do telhado, assim a água escorre e lava-se as telhas gradualmente.
Geralmente detergentes neutros resolvem a limpeza, mas conforme a quantidade de sujidade, busque auxílio nas lojas de materiais de construção, pois eles têm produtos fortes para limpeza pesada, mas atenção, veja se não vão manchar as telhas e paredes.
Matéria adaptada do portal: https://telhasperkus.com.br.br/
Para ler a matéria na íntegra acesse: https://telhasperkus.com.br.br/news/