Geralmente pensamos em trocar a fiação elétrica do nosso imóvel apenas quando as coisas começam a falhar e as luzes começam a piscar, não é mesmo? Mas nem sempre levamos em consideração que a rede elétrica é feita com materiais que possuem um tempo de vida útil.
Também não levamos em conta como tudo evolui e como os novos aparelhos requerem uma maior demanda de energia e da infraestrutura residencial. A mudança das tomadas de dois pinos para as tomadas de três pinos é um grande exemplo disso, muita gente precisou realizar essa mudança. Por isso é importante uma revisão periódica da sua instalação elétrica.
Além dos motivos evidentes para a troca da fiação elétrica, como: Falha da rede, queda constante do disjuntor, curtos e inadequações com novas normas. Não há uma regra que diz de quanto em quanto tempo é necessário a troca geral da fiação.
Mas existe um consenso que é necessário uma revisão da fiação elétrica uma vez a cada cinco anos. Não deixe acontecer acidentes, faça uma revisão nas suas instalações elétricas.
Matéria adaptada do portal: https://www.folhadeceres.com/
Para ler a matéria na íntegra acesse: https://www.folhadeceres.com/noticia/2978-quando-e-hora-de-trocar-a-fiacao-eletrica-do-seu-imovel#:~:text=N%C3%A3o%20h%C3%A1%20uma%20regra%20que,revis%C3%A3o%20na%20suas%20instala%C3%A7%C3%B5es%20el%C3%A9tricas.