Telhas Perkus

comercial@rcasagrande.com.br

+55 (47) 3203-6200

Quer ter uma piscina em casa para aproveitar o verão? Confira o que é preciso!

Quem nunca sonhou em ter uma piscina em casa para aproveitar os dias de calor? Se você tem um quintal em casa, com certeza essa ideia já passou pela sua cabeça.

Contudo, são muitas as dúvidas que envolvem a instalação de uma piscina, como os custos, os materiais e a mão de obra necessária. Essas são as suas dúvidas também?

Então, este conteúdo é para você. Separamos algumas dicas e um passo a passo para a instalação correta de uma piscina. Afinal, desfrutar de um banho em água limpa e fresca sem sair de casa é um plano que pode virar realidade: basta ter atenção e realizar um bom planejamento.

É muito caro ter uma piscina em casa?

Ter uma piscina em casa já foi considerado artigo de luxo, mas hoje se tornou mais acessível devido à variedade de tamanhos e modelos encontrados no mercado. Não é possível dizer quanto custa construir uma piscina em casa, pois isso depende de vários fatores, como:

  1. projeto;
  2. tamanho e tipo da piscina;
  3. materiais utilizados;
  4. acabamento da área da piscina;
  5. mão de obra.

As piscinas feitas de fibra de vidro são as mais populares e costumam ser mais acessíveis do que outros modelos. Esse tipo de piscina começou a ser fabricado em 1950, com o mesmo material de barcos, devido à sua grande durabilidade e por suportar mudanças de temperatura e pressão.

Normalmente, a escavação do local onde a piscina será instalada é feita pela empresa fabricante do produto, o que torna o investimento ainda mais acessível. Além disso, a instalação costuma levar no máximo 15 dias para ser concluída.

No entanto, apesar da praticidade na instalação, lembre-se: é fundamental contratar um profissional capacitado e experiente e, claro, utilizar materiais de qualidade na obra. O profissional escolhido deve ter um bom conhecimento sobre equipamentos elétricos e hidráulicos, para instalar corretamente a bomba e o filtro da piscina e implantar a iluminação, evitando acidentes.

Por último, além dos custos da instalação, considere que a piscina precisará de um cuidado contínuo. Então, leve em conta os gastos futuros com equipamentos de limpeza, manutenção dos níveis de pH e cloro da água, cuidado com os filtros e maquinários, entre outros, que também podem ser terceirizados.

Passo a passo para instalar uma piscina em casa

Para que você fique por dentro de tudo que é preciso nesse momento e possa acompanhar todo o procedimento, separamos o passo a passo para a instalação de uma piscina em casa.

  1. Faça o planejamento

Essa é a etapa mais importante para evitar imprevistos, custos extras e até problemas mais sérios no futuro. Por isso, antes de qualquer coisa, avalie o terreno no qual será feita a instalação para determinar o tipo de solo e se há lençol freático. Veja, também, se a documentação do local está em dia e se é preciso solicitar uma licença à Prefeitura.

  1. Faça a marcação do solo

O segundo passo é realizar a marcação do solo, de acordo com o formato da piscina. Os modelos de fibra de vidro são vendidos em tamanhos definidos, o que, apesar de ser mais prático, exige a adaptação de todo o projeto. Já as piscinas de alvenaria ou de concreto podem ser construídas em diversos tamanhos e formatos, mas exigem mais reforço na estrutura.

  1. Escave e nivele o solo

Seguindo as marcações que foram feitas no solo, é hora de escavar com a profundidade esperada. Avalie se você quer uma piscina mais rasa, mais funda ou se quer os dois, fazendo uma espécie de rampa na profundidade do fundo.

Para a escavação, é necessário contar com equipamentos de construção, como miniescavadeiras e, claro, nada de fazer isso sozinho, ok? Como falamos, no caso das piscinas de fibra de vidro, muitas vezes, a própria fabricante realiza essa etapa

Além disso, depois de escavar o buraco, é necessário nivelar a terra para que fique homogênea. Se você optar pelo piso inclinado, é mais importante ainda contar com a ajuda de um profissional.

  1. Estruture as paredes

Além do solo, as paredes devem ser niveladas e estruturadas no caso da instalação de piscinas de concreto ou alvenaria. Essa sustentação pode ser feita com armações de metal ou até mesmo com madeira.

Já se você optar pelo modelo pré-fabricado de fibra de vidro, basta colocá-lo no buraco com o auxílio de um guindaste. Nesse caso, é importante deixar cerca de 30 cm de folga nas laterais. Esse espaço será preenchido com uma mistura de areia e cimento que ajudará na sua sustentação.

  1. Faça as instalações hidráulicas e elétricas

Em primeiro lugar, contrate um profissional hidráulico experiente nesse tipo de instalação. Afinal, a tubulação de uma piscina precisa ter um sistema de filtração e suprimento para que funcione corretamente, e qualquer erro pode causar sérios problemas. Isso também vale para a eletricidade e a iluminação da piscina.

  1. Finalize com o acabamento

Depois de instalada, o último passo é revestir a área da piscina com pisos indicados para isso. Esses revestimentos são importantes para deixar essa área mais segura e evitar infiltrações que possam prejudicar a estrutura da piscina.

No caso das piscinas de alvenaria ou concreto, lembre-se de aplicar impermeabilizantes nas paredes para evitar as infiltrações e aplique azulejos para deixar o fundo da piscina ainda mais bonito.

  1. Verifique o funcionamento da piscina

Quando tudo estiver pronto, adicione água e cloro até o topo. Depois, observe o funcionamento da bomba e verifique se tudo está normal e se não existe nenhum tipo de vazamento ou outro problema.

Tudo pronto e funcionando corretamente? Então, já pode aproveitar sua piscina em casa!

Matéria adaptada do portal: https://www.krona.com.br/

Para ler a matéria na íntegra acesse: https://www.krona.com.br/blog/o-que-e-preciso-para-ter-uma-piscina/

Rolar para cima