Segundo o CEO da Telhas Perkus, Sr. Cícero Casagrande, essa pergunta é fácil de responder, o telhado aparente é infinitamente melhor do que o telhado embutido, por inúmeras razões.
O telhado aparente é mais robusto e esteticamente agradável; e as telhas cerâmicas esmaltadas são muito mais resistentes, inclusive as ações do tempo, não possuem variação de tamaho, são leves e muito ágeis quando da instalação, promovendo uma série de economias.
Embora exista uma “lenda” que o custo do telhado embutido seja mais barato, isso cai por terra por conta de outros custos, como o uso de mais calhas, sistema de climatização, manutenções e a própria construção de platibandas para “esconder” o telhado.
A questão estética também influencia muito, pois está ligada diretamente na valorização do imóvel, o telhado embutido embora pareça moderno, “a casa fica com aspecto estético de comércios em sua maioria”.
Fora as questões de ordem técnica, o telhado embutido geralmente fica baixo, o que inviabiliza o acesso ao interior dele para manutenção elétrica e outros e em caso de alguns tipos de telhas, ainda é necessário a colocação de uma manta térmica, pois este tipo de telha aquece muito e pode transferir o calor para a laje e consequentemente para dentro do ambiente.