Telhas Perkus

comercial@rcasagrande.com.br

+55 (47) 3203-6200

O que é e quando usar alvenaria estrutural?

A alvenaria estrutural consiste em um sistema construtivo onde as cargas que atuam no edifício se distribuem ao longo do plano da parede, de forma que a própria vedação do edifício é estrutural. A lógica, portanto, é que a parede, um plano contínuo, distribua as cargas igualmente para a fundação, e que a fundação as transmita para o solo.

Trata-se, portanto, do empilhamento de peças, blocos, tijolos ou pedras, os quais podem ou não estar ligados e amarrados por algum tipo de argamassa ou aço, que têm características específicas que garantem seu funcionamento autoportante.

Um bloco, somado a outros linearmente forma uma fiada. Uma fiada sobreposta à outra forma uma parede. Essa fiada, quando recebe aço e concreto dentro dela, verticalmente, forma o graute, e horizontalmente, forma uma cinta, ou uma verga ou contra-verga, que são as fiadas que sustentam os vãos, amarram e solidarizam a estrutura como um todo. Esses elementos podem ser tijolos maciços, blocos de cimento, cerâmicos, entre outros materiais. São fabricados em “famílias”, para poderem contemplar todas as funções construtivas necessárias.

Como funciona?

Nos sistemas tradicionais de estrutura, com pilar e viga, as construções são, normalmente, executadas a partir de formas de madeira, que são posicionadas de acordo com o projeto de arquitetura, recebem a armadura de aço, calculada no projeto estrutural, e são então concretadas. Uma vez curado o concreto desses pilares e vigas, as formas são desmontadas, restando uma espécie de esqueleto estrutural, que é preenchido por um plano de vedação, que pode ser de tijolos, blocos ou ainda outro tipo de painel. Essa vedação tem como única função fechar a construção e promover conforto térmico e acústico, além de também ser o lugar por onde correrão as tubulações de esgoto e elétrica. Essas instalações são, normalmente, inseridas posteriormente à construção da parede de vedação, o que significa uma disfuncionalidade no processo construtivo, já que se constrói a parede para então rasgá-la e instalar as tubulações e conduítes elétricos.

No caso da alvenaria estrutural, especialmente a que usa o bloco estrutural, seja de cimento ou cerâmico, esse processo é diferente. Da mesma forma como o sistema tradicional, é feito um gabarito de construção segundo projeto de arquitetura. Porém, esse gabarito marca o posicionamento das fiadas de blocos, os quais são, normalmente, fixados com argamassa de cimento, areia e água. Esses blocos têm uma variedade de formas, alguns com furos verticais, outros com rasgos horizontais, ou ainda outras geometrias para se adaptarem às necessidades estruturais e construtivas recorrentes. Os blocos com furos verticais permitem a passagem das tubulações de esgoto, água e também dos conduítes, evitando assim quebrar e rasgar o bloco já instalado, otimizando a construção.

Essa lógica da integração entre os sistemas hidráulico, elétrico e estrutural é uma das grandes vantagens do uso da alvenaria estrutural, economizando tempo de construção, evitando desperdício de material e facilitando a replicabilidade do objeto construído, quando pensamos em construções em série. Além disso, esse sistema também utiliza menos concreto, aço e madeira, fazendo dele um sistema mais econômico financeiramente. Porém, do ponto de vista do projeto de arquitetura, uma das maiores vantagens no uso desse sistema construtivo está na modulação.

A modulação é quando as medidas do projeto arquitetônico são adaptadas para as dimensões dos materiais que vão ser utilizados na edificação. Quando o projeto parte de um elemento construtivo, como por exemplo de um bloco de alvenaria estrutural, além da lógica construtiva que tem por trás, e portanto, da facilidade da execução, ele também parte de uma regra que estabelece uma lógica projetual, conectando o projeto com sua realidade construtiva.

Por: Giovana Martino

Matéria adaptada do portal: https://www.archdaily.com.br/

Para ler a matéria na íntegra acesse: https://www.archdaily.com.br/br/963983/o-que-e-e-quando-usar-alvenaria-estrutural

Rolar para cima